Especialidades

Psicodrama

O método socionômico, popularmente conhecido como psicodrama é uma abordagem metodologia psicoterápeutica inserida na metodologia fenomenológica e no pensamento existencialista, mas que possui corpo teórico próprio, métodos auxiliares e técnicas especificas.

Essa metodologia prioriza o tempo presente, embora não exclua a importância e influencia do passado, e inclui a comunicação verbal a não verbal. 

Originalmente foi criada para atuação com grupos, mas pode ser adaptada a psicoterapia individual bipessoal. 

No setting terapêutico os clientes são estimulados a continuar e a complementar suas ações, por meio da dramatização, do role-playing e da auto-apresentação dramática. 

No ‘aqui-agora’, são representadas várias cenas que retratam, por exemplo, situações vividas de maneira incompleta, conflitos íntimos, fantasias, sonhos, preparação para futuras situações de risco.  Essas cenas tanto se aproximam de situações reais, como representam a externalização de processos mentais interiores. Quando necessário, os papéis podem ser desempenhados pelos demais membros do grupo ou, na psicoterapia individual, por objetos inanimados. São empregadas várias técnicas, para que isso aconteça.