Psicoterepia de Grupo

Os grupos homogêneos são recomendados para tratamento de sintomas específicos e tem como principal objetivo aumentar o auto-conhecimento e, consequentemente o diminuição do sofrimento, a medida que proporciona informações sobre, por exemplo, alguma doença, papel social ou qualquer outra situação especifica que os integra e configura como grupo homogêneo.
Em geral se estruturam por um tempo limitado e se estruturam em função de alguma demanda comum aos individuos que procuram psicoterapia.
Os grupos psicoterapeuticos homogêneos com os quais ja atuei na pratica clinica foram: grupo de homens com disfunções sexuais, grupo de mulheres na faixa etária de 60 a 70 anos, grupo de pacientes com transtorno de escoriação, grupo de pacientes com dores crônicas.

Os grupos heterogêneos configuram uma amostra mais próxima das relações humanas, de como se dão no contexto social, uma vez que o grupo terapêutico pode funcionar como uma miniatura da família e da sociedade. Assim promove o tratamento tanto do indivíduo, como do grupo e das demais pessoas que estão em relação com ele.

Vantagens do trabalho com grupos:
Pode-se aproveitar as capacidades terapêuticas de cada participante do grupo, ou seja, nos grupos terapêuticos cada indivíduo –não apenas o terapeuta- pode atuar como agente
transformador para cada outro indivíduo , ou cada grupo como agente terapêutico para outro grupo, à medida que não trata apenas do indivíduo isolado, mas todos que o compõem e de todos os indivíduos que estão em relação com ele.
Na psicoterapia em grupo o indivíduo terá oportunidade de receber apoio não somente do psicoterapeuta, mas também de seus companheiros.

Os grupos psicoterapêuticos estimulam interações mais saudáveis, ajudando os mais tímidos, silenciosos, retraídos e por outro lado coloca limites nos mais agitados e agressivos.
Além disso, estimulam o desenvolvimento de diversos papéis e proporcionam excelente oportunidade de feedback.
A experiência grupal fornece múltiplos modelos de conduta, proporcionando maiores oportunidades de identificação e/ou transformação.